diario as beiras
Geralopiniao

Opinião: O Metrobus devia incluir a Figueira? Não

15 de março às 14h14
0 comentário(s)

Não
O Metrobus é um autocarro que servirá Coimbra e que faria pouco sentido ser estendido até à Figueira, existindo o comboio suburbano que nos liga. Aquilo que faz sentido é ter bons horários entre suburbanos e Metrobus, articulando ambos os transportes servindo quem trabalha em vários pontos de Coimbra ou que quem se desloca aos Hospitais de Coimbra, por exemplo.
No âmbito da Guerra em curso na Europa, e na nossa dependência económica do petróleo e do gás, e ainda considerando o aumento significativo do preço dos combustíveis, será oportuno pensar em estratégias alternativas ao consumo no transporte individual de gasóleo e gasolina. Por exemplo, atribuindo às empresas, e aos seus funcionários, facilidades na utilização do Metrobus e do comboio, tornando os preços e as condições de transporte (tempo de viagem, conforto) mais apelativas.
É fundamental penalizar o estacionamento (a todos, funcionários e visitantes) em zonas extremamente concorridas (HUC – Hospital da Universidade de Coimbra; Institutos Politécnicos e zonas envolventes aos pólos universitários) tornando-o justo e assim privilegiando quem usa o transporte público.
Se levássemos a sério a qualidade do ar, a saúde das pessoas e a mitigação das alterações climáticas, há muito que o Metrobus e os suburbanos entre a Figueira e Coimbra seriam o principal meio de transporte entre as duas cidades. Não existe coragem política para mudar o que é preciso.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral

opiniao