diario as beiras
Geralopiniao

Opinião: Gosta do novo coreto do Jardim Municipal?

28 de abril às 11 h41
0 comentário(s)

Não. porque não acho essencial uma reinterpretação de um coreto num jardim nos tempos que correm. Acho muito mais relevante que o espaço continuasse a ser um jardim e não uma praça, que é o que temos agora.
Há outro aspeto que me irrita nesta questão que é o excesso de umbiguismo que há no debate sobre a Figueira. Debate-se demasiado a rotunda onde circulamos, a praia em frente ao café onde bebemos uma cerveja, o jardim em frente à pastelaria onde tomamos o café ou as obras na rua onde vivemos.
O debate umbiguista sobre o coreto, um objeto cultural, atinge níveis dignos do mais extravagante rococó quando percorremos o concelho e pensamos no que é a cultura na Borda do Campo, no Alqueidão, no Bom Sucesso ou nos Moinhos da Gândara. Que acesso à cultura temos nas nossas localidades e freguesias mais periféricas? A que cultura poderão aspirar as populações e as crianças dos bairros sociais de Brenha ou da Leirosa?
Ou ainda a população imigrante da Marinha das Ondas? Os nossos espaços culturais, o CAE por exemplo, estão a ser aproveitados para a formação e a produção cultural? Deveríamos ou não ter companhias culturais permanentes nestes espaços? Não deveria ser prioritário formar públicos para a cultura antes de nos lançarmos em debates apaixonantes sobre a beleza de um coreto no umbigo do concelho?

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Geral

opiniao