Opinião: Ganas de vencer!
Não deixa de ser curioso, que, vivendo eu em Bruxelas, tenha a oportunidade de viajar para ver um Portugal-Bélgica, em futebol, na bela cidade de Sevilha. Circunstâncias do calendário, é certo; mas que, bem vistas as coisas, além do prazer da visita nos deveriam colocar em vantagem.
E já não falo dos mais de trinta graus que fazem durante o dia e para os quais estamos naturalmente mais habilitados que os “branquelas” do norte da Europa. Refiro-me, isso sim, a um laço afetivo, cultural e histórico profundo que nos une a esta parte de Espanha.
Sevilha está inexoravelmente ligada a Fernão de Magalhães, que planeou e comandou a expedição marítima para a primeira viagem de circum-navegação, entre 1519 e 1522. Foi ao serviço da coroa espanhola, e que nestas terras começou, mas foi idealizada por um português de Sabrosa. A influência e presença de Fernão de Magalhães- e com isso da portugalidade – são pois inquestionáveis.
É com este mesmo espírito de conquista, de tenacidade, de coragem e de vontade de ir mais longe – que tão bem caracterizou os nossos antepassados nos idos de 500 – que gostaríamos de ver sempre os nossos rapazes em campo.
Albert Camus escreveu que “no Sul, o sol acaba com as perguntas”, pois bem, é isso que se espera, debaixo dos mais de 30 graus andaluzes: a contundência lusa e a vitória neste desafio contra os Belgas!
PS – texto escrito antes do jogo Bélgica-Portugal