Opinião: Cultura desportiva

Cresci convencido que a Austrália tinha uma cultura desportiva forte, talvez enviesado pelos Wallabies terem ganho o mundial de rugby em 1999 e chegado à final em 2003. E agora posso confirmar que é verdade. Pex., existem 3 desportos “rei”:
1. Rugby League, variante de 13 jogadores do Rugby Union, em que cada equipa tem 6 posses de bola como no futebol americano;
2. Futebol Australiano, 18 jogadores em cada equipa, campo e bola ovais, 4 postes onde se marcam golos, e jogadores que correm quase 20kms por jogo;
3. Cricket, equipam de branco do chapéu, pólo, calças, caneleiras pela cintura, até ao taco espalmado. Há diversas variantes, a mais curta (Twenty20 ) dura 2h30/3h e a mais clássica (test match) dura 5 dias.
Existem vários desportos menos populares, mas que têm milhares de nas bancadas e transmissão televisiva, p.ex. surf, futebol, rugby union, basketball, netball, ténis.
Desporto é também sinónimo de festa, pois a Austrália recebe alguns eventos mundiais como a Fórmula 1, o Australian Open em ténis, ou as 2 etapas do circuito mundial de surf. Em 2023 organizou o campeonato mundial de futebol feminino, em 2027 será o mundial de rugby e em 2032 os Jogos Olímpicos. A estes juntam-se diversos eventos locais como a Melbourne Cup, a Regata de Sydney-Hobart, ou o State of Origin.
Contudo, a cultura desportiva vê-se mesmo é na prática: 81% dos Australianos adultos praticam desporto 1 vez ou mais por semana e 62% praticam 3 ou mais, e tem a mesma participação mesmo nos adultos de 55+ anos. E as crianças fazem desporto todo o ano, conjugando desportos individuais e colectivos.
Entre aquelas abaixo dos 15 anos, Natação é o desporto mais praticado ( 36% das crianças praticam), seguido por futebol ( 15%) e ginástica ( 12%). Esta distribuição varia bastante, por exemplo entre os 12 e os 14 anos, em masculinos os mais populares são basketball ( 27%), futebol ( 24%) e futebol australiano ( 21%), enquanto que em femininos são o netball ( 24%), natação ( 18%) e basketball ( 13%).
Tantos desportos para apenas 26M de habitantes faz com que seja difícil juntar os melhores num só desporto e com isso ter equipas fortes – talvez por isso o declínio dos Wallabies. Ainda assim, a Austrália é o 10º país mais medalhado nos Jogos Olímpicos e foi o 6º nos últimos Jogos em Tóquio.