diario as beiras
Geralopiniao

Opinião: As alterações climatéricas e o Lítio

22 de junho de 2021 às 12 h30
0 comentário(s)

A América Latina e, em particular, a Bolívia e o Chile, bem como, o México concentra uma porção importante das reservas do “ouro branco”.
Falo hoje sobre este minério pois, Portugal (número 6/7 das reservas mundiais), também faz parte desta, diminuta, lista de países que, atualmente, se identificam reservas significativas.
Sendo certo que, este minério foi descoberto por um brasileiro, no início do seculo XIX, e que as suas utilizações massivas só iniciaram a partir dos anos 20/30 do seculo XX, o lítio só ganhou valor e extrema relevância com a sua aplicação na indústria energética e elétrica, pois veio a tornar-se num componente importante do eletrólito e um dos elétrodos nas baterias. As baterias de íon de lítio, são altamente recarregáveis e tem uma alta densidade energética, elementos fundamentais para conseguir-se a autonomia elétrica na mobilidade.
Estas características estão a transformar as economias e o equilíbrio geopolítico do planeta, pois os produtores de combustíveis fosseis poderão perder relevância económica e politica significativa, nos próximos 10/15 anos, poderia (abusivamente) considerar que se está a assistir a uma revolução idêntica á descoberta do Petróleo no início do seculo XX.
A América Latina e a Austrália estão a posicionar-se neste novo mundo mineral, para tentar transformar esta descoberta num novo fator de desenvolvimento dos seus países
O desafio é, por um lado aproveitar esta descoberta para um desenvolvimento sustentado das regiões mais pobres e periféricas (onde se encontra o lítio) dos países e, por outro lado garantir uma exploração e transformação do mineral de modo sustentável em termos ambientais.
Repito, falo sobre este tema pois observo nos países na América Latina uma discussão aberta e franca sobre este fenómeno, mas não a vejo em Portugal (pode ser defeito meu).
Deficit de discussão e transparência são sinais bastante preocupantes para que o nosso “destino” se repita um aproveitamento, meramente, comercial, realizado por uns á margem de outros. Espero que assim não seja.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Geral

opiniao