diario as beiras
opiniao

Opinião: A Magia do “Lai See”

06 de março às 10h29
0 comentário(s)

Uma das tradições mais estimadas durante as festividades do Ano Novo Chinês é a do “Lai See”, os famosos envelopes vermelhos recheados de patacas que simbolizam esperança e boa sorte.

Impera a regra da hierarquia etária e social: adultos presenteiam crianças como gesto auspicioso de saúde e sucesso; patrões presenteiam subordinados como sinal de respeito e agradecimento pela dedicação e serviços prestados; recém-casados presenteiam solteiros como apelo à prosperidade na nova vida a dois. Os princípios associados a esta tradição são claros: o valor monetário deve ser um número par (símbolo de prosperidade), não se deve colocar moedas dentro do envelope e, dita a etiqueta, é aconselhável aceitar o envelope com ambas as mãos expressando gratidão, sendo que este nunca deve ser aberto na presença de quem o oferece. Uma prática interessante é a de presentear com dois envelopes ao mesmo tempo, representando a multiplicação de bênçãos.

Nos dias que antecedem os feriados do Ano Novo Lunar os bancos enchem-se de filas para serem levantadas notas e notinhas recém-impressas. Cada banco tem os seus próprios envelopes que, gentilmente, oferece aos clientes para que estes os possam rechear e, posteriormente, utilizar na sua “missão” festiva. Apesar de, tradicionalmente, os envelopes serem de cor vermelha (cor que evoca felicidade), a criatividade e as estratégias de marketing tomaram posse e chega a ser divertido analisar e comentar a estética anual dos envelopes dos bancos locais, das empresas de renome ou até mesmo, ter o cuidado de reservar os do Rato Mickey para os mais novos.

Durante os quinze dias que sucedem ao Ano Novo Chinês é essencial munirmo-nos de vários envelopes preparados para a rápida distribuição no decorrer da rotina. Porteiros, empregados de limpeza do prédio, funcionários do café ou do restaurante que frequentamos diariamente, filhos de vizinhos e de colegas de trabalho, reforçando assim importantes laços comunitários e o espírito de generosidade. Nestes dias e, através deste tradicional gesto milenar, a intenção e o acto de dar e receber transforma-se num título de amor e conexão.
À medida que as gerações mudam, a tradição do “Lai See” reforça o elo entre o passado e o presente, sendo que, neste mundo digital, a entrega de um envelope representa uma lembrança tangível do papel fundamental do afecto e da comunidade nas nossas vidas. Assim, ao receber ou dar um “Lai See”, lembre-se de que cada envelope é uma pequena cápsula de amor e optimismo, trazendo consigo o desejo de um futuro auspicioso.

Autoria de:

Francisca Beja

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

opiniao