Oliveira do Hospital: Projetos no valor de 10 milhões de euros querem “consolidar” ESTGOH
Uma nova residência para estudantes, com capacidade para 98 camas, e a requalificação/ampliação das atuais instalações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), escola que abriu portas aos alunos em 2001.
Estes são dois projetos considerados, pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, como “pilares” para “consolidar” a escola do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) que funciona no município da Beira Serra.
Durante a cerimónia de apresentação do projeto para a nova residência e novas instalações da ESTGOH, que decorreu ontem no salão nobre da autarquia oliveirense, o autarca reiterou que as intervenções pretendem “fixar alunos” fomentando o “diálogo com o território”.
A nova residência, revelou, “vai criar 98 camas”, o que aumenta “a possibilidade do concelho para receber novos alunos”. A residência, que deverá entrar em funcionamento no ano letivo de 2025/2026 (a funcionar em setembro de 2025), vai estar instalada no antigo Hotel São Paulo.
A segunda intervenção está relacionada com as instalações da ESTGOH e terá duas fases. “O segundo projeto pretende constituir a primeira fase das novas instalações da escola para um horizonte de 1000 alunos”, assumiu José Francisco Rolo.
Verbas envolvidas ascendem a 10 milhões
Durante a sessão, o presidente do IPC, Jorge Conde, explicou o investimento envolvido nos dois projetos. “A juntar aos 2,9 milhões para converter o edifício [na nova residência], há a acrescentar cerca de um milhão na sua compra. Nunca ficará abaixo dos quatro milhões. Para as instalações da escola, a verba rondará os seis milhões. No total falamos de cerca de 10 milhões de euros”, clarificou.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 02/07/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS