Oliveira do Hospital: Jardim de Infância de Meruge aberto com apenas uma criança
O Jardim de Infância de Meruge está a funcionar, desde o início do ano letivo, com apenas uma criança. Um menino de 4 anos residente na freguesia.
A história começa no momento da formação da Rede Educativa para 2023/2024. No dia 24 de fevereiro de 2023, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) solicitou ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que se pronunciasse sobre a extinção de estabelecimentos de educação e ensino de reduzida frequência. Da listagem constava o Jardim de Infância de Meruge.
Segundo o Ministério da Educação, o município não respondeu ao pedido de pronúncia.
No entanto, a vereadora da Educação do Município de Oliveira do Hospital, Graça Silva, disse que no momento de construção da rede de escolas foram emitidos todos os pareceres solicitados.
Matricularam-se na escola cinco crianças
O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) fechou o número de escolas presentes no agrupamento a 19 de junho de 2023, à data com cinco crianças registadas no Jardim de Infância de Meruge. De acordo com informação prestada ao Ministério da Educação e, posteriormente enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS, a direção do agrupamento diz ter conhecimento desde o início do ano escolar (setembro) que este jardim-de-infância funciona com apenas uma criança, e que as outras inicialmente matriculadas frequentam, na maioria, o ensino particular. Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o diretor do AEOH, Carlos Carvalheira, disse que o jardim de infância em causa começou o ano letivo com cinco crianças, mas que estas foram saindo.
Notícia completa na edição digital e impressa do Diário As Beiras