Novo observatório ajuda a definir políticas públicas para a saúde

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, esteve ontem em Coimbra para apadrinhar o lançamento do novo Observatório Nacional de Saúde Global (ONSG), um novo instrumento que promete ser uma ferramenta fundamental para a produção de conhecimento e para a definição de políticas públicas.
Para o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), Carlos Robalo Cordeiro, o ONSG pode ser “uma plataforma que pode produzir ciência e conhecimento e que pode servir de orientação para os diversos stakeholders na área da saúde, como os decisores políticos e os investigadores”. Mas também “produtor de conhecimento útil para as populações, para os doentes e para a comunidade em geral”.
Carlos Robalo Cordeiro sublinha que a UC tem “uma larga experiência nesta área, desde logo na Faculdade de Medicina, naturalmente, mas em muitas outras faculdades que há muito, produzem diversos organismos, conhecimento muito relevante, evidência científica sobre diversos estudos na área da saúde e também na área da epidemiologia das doenças e das populações, etc.”.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS