diario as beiras
CoimbraGeral

Município vai estabelecer acordos com ISCAC e ISEC

29 de janeiro às 10h22
0 comentário(s)

As duas propostas de protocolos de cooperação entre a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) – Coimbra Business School e Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) foram aprovadas esta segunda-feira na reunião do executivo.

Na informação do Gabinete da Presidência, é referido que “foi manifestada a disponibilidade (…) de um protocolo formal de colaboração, como intuito de, numa relação win-win, proporcionar uma melhor formação, promover uma mais fácil integração dos alunos no mercado de trabalho e disponibilizar um vasto laboratório aos investigadores”.
Segundo nota do município, é acrescentado ainda que “as instituições públicas devem procurar contribuir para a formação dos alunos e para o desenvolvimento dos investigadores, o que pressupõe que os mesmos possam aplicar os seus conhecimentos e investigar em contexto real de trabalho e no território do concelho”.

O protocolo com o ISCAC prevê potenciar a “cooperação entre as duas instituições em projetos de investigação e na divulgação de eventos organizados por cada um dos outorgantes”. No documento, o ISCAC compromete-se a “contribuir para a promoção da imagem do Município de Coimbra, bem como contribuir para a divulgação e apoio de eventos por este organizados”, e ainda a colaborar, “com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos municipais, quando para o efeito seja solicitado”. O acordo prevê também a redução em 20 por cento do “preço anual em todos os cursos não conferentes de grau, v.g., pós-graduações e cursos breves, entre outros, a todos os colaboradores municipais”.

Por seu turno, ao Município de Coimbra compete, entre outros aspetos, “contribuir para a promoção da imagem do ISCAC e para a divulgação dos seus cursos, projetos, serviços e outros eventos, junto das empresas e instituições locais, das famílias e dos jovens que potencialmente possam vir a prosseguir os estudos superiores” e “colaborar com o ISCAC, com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, em condições a acordar, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos da escola”.

Já o protocolo com o ISEC prevê a cooperação entre as duas instituições, designadamente em projetos de I&D. “Colaborar na formação dos alunos do ISEC, nomeadamente, na participação em aulas, palestras ou seminários, bem como na definição de perfis profissionais necessários para o desenvolvimento da atividade do município de Coimbra”; “colaborar na formação dos alunos em contexto de trabalho como forma de facilitar a sua integração no mercado de emprego”; e “dar visibilidade a este acordo, nomeadamente, através de links nos respetivos sítios na Internet e em ações organizadas por qualquer uma das partes”, são outras das ações previstas.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral