diario as beiras
CoimbraGeral

Morreu Frei Domingos, figura de proa da paróquia dos Olivais

27 de outubro às 10h44
0 comentário(s)

DR

Morreu ontem, ao fim da tarde, frei Domingos Celebrin, um dos elementos mais conhecidos da vida religiosa de Coimbra e figura incontornável do interface Igreja/sociedade, sobretudo na freguesia dos Olivais.
Segundo foi possível apurar, frei Domingos tinha sido hospitalizado, em agosto, na sequência de um problema cardíaco, e acabou por ser vítima de uma infeção hospitalar.
Domenico Celebrin era natural de Sabaudia, Itália, e foi, durante mais de década e meia, superior e pároco de Santo António dos Olivais – sítio emblemático e incontornável para a ordem, já que foi onde Fernão de Bulhões, o futuro Santo António, se refugiou para se tornar frade.
Frei Domingos era, então, frade menor conventual e integrava a comunidade coimbrã desta congregação franciscana, que assegura aquela paróquia, a par da do Dianteiro.
Os frades franciscanos, recorde-se, mantiveram em Coimbra comunidades de dois outros ramos: os frades menores, na avenida Dias da Silva, e os frades menores Capuchinhos, que só há pouco deixaram a igreja de Santa Justa, na rua da Figueira da Foz, tendo passado para Fátima.
As cerimónias fúnebres de Frei Domingos realizam-se na sexta-feira, com missa de corpo presente na Sé Nova, às 15H00

Pode ler a notícia na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

 

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral