Mira: “Cada vez temos mais procura” para grandes eventos desportivos
O que motiva o Município de Mira para a aposta no desporto?
O desporto é um ativo muito importante para o Município de Mira, quer ao nível de todos os atletas, dos clubes, das infraestruturas, dos eventos e do bem-estar físico de todos os mirenses. Posto isto é quase que um setor transversal aos vários níveis da nossa atuação. Não há muito tempo, em termos de estrutura organizativa optámos mesmo pela criação da unidade de Desporto e Juventude para uma melhor dinâmica deste eixo. Respondendo concretamente à questão, a principal motivação são as nossas gentes e os nossos desportistas, tentando sempre criar as melhores condições para a prática dos diferentes desportos no nosso território.
Como têm os clubes acompanhado essa aposta?
Felizmente temos um tecido associativo fantástico, muito dinâmico e participado. São mais que o “braço direito” da Câmara nesta matéria. Não quero aqui evidenciar e descrever todas as modalidades, pois efetivamente são muitas e diversificadas. As pessoas estão conscientes para a prática desportiva, para a formação, para o envelhecimento ativo e para a melhoria dos seus processos e infraestruturas.
Quantos clubes e quantos atletas federados existem no concelho?
Neste momento temos 14 clubes/associações e 618 atletas federados.
Como avalia o reflexo da aposta do município e dos clubes nos resultados alcançados?
Destaco dois fatores. O crescente número de atletas registados e a procurar cada vez maior do nosso concelho, não só para a prática desportiva diária, mas também para a realização de grandes provas nacionais e internacionais.
As modalidades coletivas têm acompanhado os êxitos individuais de atletas do concelho?
Sim. O sucesso é paralelo, quer dos clubes quer dos atletas.
Mira, concelho plano e com muita proximidade à água, tem especificidades que também se refletem no desporto?
Temos alguns exemplos de desportos que resultam das nossas especificidades, quer sejam elas naturais, quer sejam ao nível das infraestruturas que fomos construindo ao longo dos anos. O Clube Náutico, com a prática de remo na Barrinha da Praia de Mira, o nosso Campo de Tiro, com várias provas, algumas delas internacionais, a Pista de Corta Mato Municipal, que traz todos os meses referências do atletismo nacional e internacional ao nosso território. A prática de surf e bodyboard nas nossas praias de Mira e do Poço da Cruz, assim como provas de orientação, que têm também sido uma prática regular nas nossas florestas, ainda que embora, em 2017, tenhamos sofrido um revés, com grande parte da nossa área florestal a ser afetada pelos fogos.
Ler entrevista completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS