Ministro da Defesa lamenta mortes em naufrágio e saúda empenho de equipas de resgate
O ministro da Defesa lamentou hoje a perda de vidas humanas no naufrágio de uma embarcação de pesca ao largo de praias de Leiria, que causou pelo menos três mortos, e saudou o empenho das equipas de resgate.
“As Forças Armadas, com recurso à Marinha e à Força Aérea, estão a realizar buscas no local, através de um navio patrulha oceânico, uma embarcação salva-vidas, uma equipa de mergulhadores do grupo forense, um drone da Polícia Marítima, viaturas, e dois helicópteros”, lê-se numa publicação do Ministério da Defesa na rede social X.
O ministro da Defesa, Nuno Melo, “apresenta sentidas condolências às famílias das vítimas e saúda o empenho e os esforços das equipas de resgate no apoio à tripulação, em cumprimento das obrigações de busca e salvamento”, acrescenta-se na mesma nota.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já enviou condolências às famílias dos pescadores que morreram e desejou aos feridos uma rápida recuperação, tendo o primeiro-ministro, Luís Montenegro, também lamentado “profundamente o naufrágio” e louvado “o pronto e pleno empenho das autoridades de socorro nas buscas e no resgate da tripulação”.
Três de 17 pessoas que seguiam na embarcação que naufragou continuam desaparecidas, estando confirmados três mortos e o resgate de 11 elementos com vida, informou a Polícia Marítima da Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
O alerta para o adornamento da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa” foi dado às 04:33 para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.
Cervaens Costa explicou que a embarcação que naufragou está “localizada e visível”, continuando a decorrer operações de busca e salvamento, com a ajuda de um helicóptero da força aérea, um drone da Nazaré e uma equipa de mergulho.
Segundo o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a “Virgem Dolorosa” é uma traineira com 24 por seis metros, com porto na Figueira da Foz.
A maioria das pessoas que seguiam na embarcação é da Figueira da Foz (Leirosa), havendo dois tripulantes da Indonésia, que foram resgatados com vida.