Jovens do Planalto do Ingote aprendem rádio na RUC
A Rádio Universidade de Coimbra (RUC) juntou-se ao Projeto Trampolim E8G com o objetivo de dar voz a crianças e jovens oriundas de contextos vulneráveis. Desde agosto, seis jovens do Planalto do Ingote, com idades compreendidas entres os 13 e os 18 anos, estão a receber formação em contexto de rádio com o objetivo de desenvolver uma rubrica semanal.
“Esta iniciativa vai permitir dar novas oportunidades a estes adolescentes e novas perpetivas de futuro”, disse ao DIÁRIO AS BEIRAS Vera Silva, coordenadora do Projeto Trampolim E8G, tendo adiantado que o projeto está ainda numa fase embrionária. “A formação começou no verão e ainda vai a meio. Mas a ideia é avançar para um contexto real”, acrescentou.
João Gaspar e João André Oliveira são os locutores RUC responsáveis pela formação dos jovens. Nas sessões, os jovens têm tido a oportunidade de conhecer na primeira pessoa alguns dos radialistas que trabalham na RUC, as suas experiências e alguns conselhos práticos. Além disso, já realizaram entrevistas e fizeram a edição das suas próprias gravações.
Promover a inclusão social
O Projeto Trampolim, que no passado já tinha tentado proporcionar uma experiência radiofónica aos jovens, com a iniciativa RadioActive101, continua agora a tentar oferecer experiências culturais aos jovens.
O projeto surgiu em 2004, aquando a 2.ª Geração Escolhas, estando, atualmente, na 8.ª Geração Escolhas (1 de abril de 2021 a 31 de dezembro de 2022). A sua intervenção centra-se no Planalto do Ingote (Bairros da Rosa e Ingote) e Centro de Estágio Habitacional, tendo como participantes diretos, crianças e jovens, de idades compreendidas, entre os seis e os 25 anos.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS