diario as beiras
DesportoGeral

José Sousa sagra-se tricampeão nacional de maratona

22 de janeiro às 09h03
0 comentário(s)

DR

O atleta natural da Praia da Tocha, que representa o AC Macedo de Cavaleiros, José Sousa, sagrou-se ontem tricampeão nacional de maratona, ao vencer a Maratona do Funchal.
Depois de triunfar, em 2019, com a camisola do AR Casaense/EA Coimbra e, em 2023, ao serviço do CD S. Salvador do Campo, foi agora campeão pela terceira equipa diferente e conseguiu algo que já ninguém conseguia há 44 anos: vencer mais do que duas vezes este troféu.
Armando Aldegalega, do Sporting, tinha vencido o seu 10.º título em 1980, numa altura em que era habitual haver atletas a dominar durante várias épocas. Aldegalega tem o recorde de vitórias nesta categoria, sendo que Inácio Ribeiro (CF Oeiras, Benfica e GDS Cascais) venceu seis vezes, tantas quantas Manuel Gonçalves (Benfica) e Manuel Dias (Benfica). Depois destes há apenas mais um atleta com três títulos: Francisco Lázaro (VC Lisboa e Benfica), que triunfou nas três primeiras edições do campeonato nacional de maratonas, de 1910 a 1912.
José Sousa, de 34 anos, voltou a ter em André Costa (vencedor em 2022 e 2.º em 2023) o seu grande adversário e, uma vez mais, levou a melhor, ao terminar os 42,195km com o tempo de 02:21.14 horas, com mais de quatro minutos de vantagem para o seu opositor.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Desporto

Geral