diario as beiras
CoimbraGeral

Instituto Universitário Justiça e Paz celebra 50 anos da sua criação em Coimbra

16 de novembro às 17h53
0 comentário(s)

FOTO DR

O Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), em Coimbra, vai celebrar 50 anos de atividade com um programa que começa no domingo e se prolongará até 22 de novembro de 2022.

“Em finais de 1971, na sequência da Crise Académica de 1969 [que abalou a ditadura de Marcelo Caetano], nasceu em Coimbra o IUJP, uma instituição da Igreja Católica voltada para o mundo do ensino superior, da ciência e da cultura”, afirma em comunicado a Comissão Executiva da Comemoração dos 50 anos.

A comissão, coordenada por João Paulo Barbosa de Melo, antigo presidente da Câmara de Coimbra, recorda que a criação do IUJP “ocorreu num tempo em que era difícil encontrar espaços de discussão e tertúlia e teve como principal objetivo abrir um espaço de debate sereno e aberto a todos, em particular aos que encontram inspiração na mensagem cristã e na mundivisão católica”.

As comemorações arrancam no domingo, Dia da Jornada Mundial da Juventude e data de aniversário da promulgação do decreto fundacional do instituto, com uma missa de abertura das celebrações, na Sé Nova, às 19:00.

“No meio século que correu desde 1971, muitos viram as suas vidas tocadas, por vezes verdadeiramente transformadas, nos corredores, nas varandas, nas salas, nos espaços de trabalho ou de oração do Justiça e Paz. Há hoje muitas gerações que reconhecem o IUJP como espaço importante no crescimento pessoal e no compromisso com a comunidade”, salientam os promotores.

O programa, adiantam, decorrerá “em torno da memória, do presente e do devir, com o acento tónico a ser colocado na busca dos novos modos de ser presença da Igreja e testemunho de justiça e de paz no meio do ensino superior de Coimbra”.

Com estes 12 meses de iniciativas, a comissão organizadora “tem três objetivos, a que correspondem três tempos”, até 22 de novembro de 2022, com “uma perspetiva histórica sobre o que o IUJP foi”, “a atualidade e as missões atuais do IUJP” e as respostas à pergunta “para onde somos chamados?”.

O segundo momento das comemorações será no dia 06 de dezembro, às 21:00, no auditório do IUJP, com um “colóquio inaugural sobre a fundação” desta entidade de inspiração católica, que inclui as palestras “Coimbra após a crise académica de 1969” e “O processo de fundação do IUJP”, bem como vários testemunhos subordinados ao tema “O que foi, para mim, o Instituto”.

Uma exposição de fotografias, um jantar solidário, um concerto, a edição de um livro comemorativo dos 50 anos de vida do IUJP e um colóquio inter-religioso, intitulado “Religiões e alimentação”, são outras das ações já confirmadas.

Além de João Paulo Barbosa de Melo, fazem parte da Comissão Executiva dos 50 anos Idalino Simões (padre que integrou a equipa fundadora do IUJP), Raimundo Mendes Silva, Adriana Santos e José Manuel Ribeiro.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral