diario as beiras
CoimbraGeral

“Inovar na FLUC é pensar os problemas concretos do mundo”

19 de abril às 10h57
0 comentário(s)

DR-Albano Figueiredo é diretor da FLUC desde julho de 2021

111 anos depois da sua criação, a FLUC está preparada para o futuro?
Sim. A FLUC é uma instituição sólida, com um passado vibrante, um presente dinâmico e uma grande confiança na superação com êxito dos grandes desafios que o futuro nos coloca. A cada dia que passa cumprimos com entusiasmo e rigor a missão de promover o ensino, a investigação, o pensamento crítico e a transferência de saberes no campo das Humanidades, das Artes e das Ciências Sociais. Por isso, a FLUC tem crescido sempre de modo sustentado, tem sabido diversificar domínios de intervenção e tem concretizado projetos inovadores e com impacto real na sociedade global em que nos inserimos. Estamos certos de que, mesmo em tempos difíceis e algo incertos, prosseguiremos num caminho de crescimento e sustentabilidade.

Porque decidiram promover hoje o “Dia Aberto” como forma de assinalar o aniversário?
A FLUC celebra hoje, dia 19 de abril, mais um aniversário. E em tempos complexos mas que paulatinamente se caracterizam pelo retomar de contactos entre pessoas, decidimos assinalar a data com uma iniciativa diferente: um “Dia Aberto”.
Todas as atividades letivas regulares previstas para esta terça-feira decorrerão como habitualmente, a que se somarão outras promovidas pela direção, pelos departamentos, pelas secções, pelos cursos e pelo NEFLUC, reforçando a abertura da faculdade à comunidade da UC, à cidade de Coimbra e à região e aproximando a própria comunidade FLUC. Esse é o grande objetivo: aproximar as pessoas, numa Faculdade com uma matriz humanista e humanística.
Queremos recuperar vivências e acolher, neste Dia da Faculdade, novos e pontuais públicos que nos visitem. Comemoraremos e projetaremos, pois, de modo inovador e com proximidade entre pessoas, ainda que com as cautelas necessárias, as Humanidades, as Artes e as Ciências Sociais.

Como é que a FLUC conseguiu responder aos desafios causados pela pandemia da covid-19?
Com um grande sentido de responsabilidade, missão e empenho de toda a comunidade (docentes, investigadores, estudantes e funcionários não docentes) e sempre em alinhamento estratégico com o planeamento global gizado para o conjunto da Universidade pelarReitoria.
A FLUC conseguiu, nos últimos dois anos, assegurar sempre a necessária continuidade científico-pedagógica e a segurança das pessoas. Esses foram sempre os dois objetivos maiores e continuam a sê-lo neste quadro novo de necessária adaptação. O nível de investimento em equipamentos inovadores foi incrementado e a capacidade de melhorar e inovar foi e é uma realidade. Isso só foi e é conseguido porque todos se mobilizaram e deram e dão o seu melhor.

Pode ler a entrevista completa ao diretor da FLUC, Albano Figueiredo, na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra

Geral