diario as beiras
DesportoGeral

Futsal: Apesar da descida o São João avança para a 17.ª época consecutiva nos nacionais

05 de julho às 11h03
1 comentário(s)

Foto CS São João – Na última época, São João apenas perdeu um jogo na 2.ª Divisão Nacional

O São João é um “habitué” nas provas nacionais de futsal. Na próxima época, a turma de Pé de Cão, localidade da freguesia de São Martinho do Bispo, Coimbra, avança para a 17.ª temporada consecutiva nos campeonatos nacionais de futsal (a 18.ª em toda a história do clube fundado em 1988).
Em 2020/2021, na 2.ª Divisão Nacional, o conjunto orientado por Alcides Lopes sofreu apenas derrota em toda a temporada (12 jogos) e acabou por descer à 3.ª Divisão.
“Foi uma época atípica e difícil. A verdade desportiva não foi salvaguardada”, lamentou o presidente do São João, Alcides Lopes. “Acabamos com uma derrota e descemos. É como se a primeira fase não tivesse contado e nós não passamos à 2.ª fase porque falhámos um penálti a 30 segundos do fim. Na fase de descida as equipas começaram com zero pontos e a distribuição das equipas não foi justa. Fizemos dois jogos fora e um em casa”, recordou.
Apesar dos constrangimentos o balanço acaba por ser positivo. “Foi uma época muito meritória e os nossos jovens fizeram um trabalho extraordinário. Só tivemos um elemento mais velho na equipa, cuja base saiu da nossa formação”, enalteceu o dirigente.
Na próxima época o São João é candidato a “ganhar todos os jogos” e vai “lutar jogo a jogo pelos três pontos”, embora, assuma Alcides Lopes, “ainda é cedo para falar de uma subida”.

Formação certificada com quatro estrelas
O São João tem na sua formação uma garantia de qualidade. Pelo segundo ano consecutivo, a FPF atribuiu a certificação como Entidade Formadora, mas, desta vez de quatro estrelas. A nível nacional, o São João é o 9.º clube entre as entidades formadoras, o único em toda a região Centro com quatro estrelas. “Estou muito orgulhoso e a certificação atesta a nossa qualidade”, realçou Alcides Lopes.

Pode ler o especial dedicado às equipas de futsal do distrito de Coimbra presentes nas provas nacionais na próxima época na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

1 Comentário

  1. Poortugues diz:

    Notícia enganadora.
    A segunda divisão teve uma redução de equipas e foi criada a terceira divisão (que tinha sido extinta há algumas épocas). Maioria dos clubes da segunda divisão transitaram para esta nova terceira divisão.
    Para além disso, a notícia deixa a entender que na segunda fase é que o São João "desceu" por causa dos três jogos feitos. O São João venceu esses três jogos e por isso é que ficou na terceira divisão. Senão teria descido aos distritais.

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Desporto

Geral