Folclore e marionetas condimentam 17ª edição do Folk Cantanhede
Entre 6 e 14 de julho os ritmos, sonoridades e vibrações da música folclórica voltam a agitar o Município de Cantanhede. A 17.ª edição do Folk Cantanhede-Semana Internacional de Folclore vai promover 32 espetáculos, dinamizados por grupos provenientes de 11 países.
“Em 2022 tivemos que retomar com calma após a pandemia. Começámos com seis grupos, no ano passado já tivemos sete e este ano vamos colocar o Folk Cantanhede no patamar que deixámos em 2019. Temos 10 grupos participantes, ao longo de dez dias de festival”, revelou o presidente do Grupo Folclórico Cancioneiro de Cantanhede, Paulo Marques.
O certame, organizado pelo Grupo Folclórico de Cantanhede, com o patrocínio da autarquia local e apoio da CCDR Centro e da Turismo Centro de Portugal, conta em 2024 com grupos de 11 países. “Diversificámos bastante. Fazemos uma grande aposta na parte oriental do globo”, contou o responsável.
Para além de Portugal, vão estar representados no festival mais 10 nações: Indonésia, Taiwan, Senegal, Espanha, França, Sérvia, Eslovénia, Brasil, México, Portugal e “pela primeira vez” o Cazaquistão.
Festival Internacional de Marionetas
Para além da música ligada ao folclore dos diversos países, o Folk Cantanhede também faz este ano uma aposta nas marionetas. “Vamos ter três grupos estrangeiros que vêm, propositadamente, fazer espetáculos para os mais jovens. Para nós é uma grande novidade e pensamos que vai ser uma vitória”, assumiu Paulo Marques.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 16/05/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS