diario as beiras
Figueira da FozGeral

Figueira da Foz: ETAR de São Pedro será transformada em estação de pré-tratamento

10 de janeiro às 08h53
0 comentário(s)

DB/Foto de Jot’Alves

Está em curso a empreitada para a substituição do coletor de drenagem de águas residuais na rotunda à entrada de São Pedro, a remodelação da estação elevatória e transformação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da mesma localidade.
O presidente da Câmara da Figueira da Foz, Santana Lopes, considera tratar-se de uma obra “importante e complexa”. Mas é necessária, tendo em conta que há muito a ETAR de São Pedro regista picos em que trabalha acima da capacidade máxima instalada.
As obras incluem a instalação de uma conduta subaquática entre os dois braços e margens do rio Mondego, até ao coletor da Salmanha, na margem Norte. Dali, as águas residuais serão canalizadas para a ETAR da Fontela.
Com estas obras concluídas, a ETAR de São Pedro passará a desempenhar as funções de estação de pré-tratamento, uma vez que o tratamento final será feito na Fontela. Por sua vez, a freguesia de São Pedro fica com as infraestruturas de saneamento remodeladas.
A Zona Industrial da Figueira da Foz está instalada na margem Sul, contribuindo para a sobrecarga da ETAR de São Pedro. As unidades industriais têm de estar equipadas com uma estação de tratamento, mas os resíduos finais são canalizados para aquela estação.

Ler notícia completa na edição impressa e digital de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Figueira da Foz

Geral