Festival Internacional de Dixieland leva dois dias de música a Cantanhede
O Festival Internacional de Dixieland regressa a Cantanhede nos dias 01 e 02 de junho e leva a este concelho do distrito de Coimbra cinco bandas Dixie nacionais e uma espanhola, de Tarragona.
“Durante dois dias, o concelho será palco de duas dezenas de concertos diurnos, proporcionados pelas diversas formações musicais, envolvendo os locais de veraneio e os mercados concelhios”, assim como as freguesias, também pelas bandas filarmónicas, informou a Câmara Municipal de Cantanhede, numa nota divulgada.
No primeiro dia do certame, na parte da noite, “as formações apresentam-se em modo de concerto de palco”, enquanto no dia 02 de junho decorre o desfile dos agrupamentos, atividade em “que a população tem acorrido e participado de forma expressiva, enchendo as ruas da cidade de Cantanhede”.
Dixie Gringos Jazz Band, Xaral’s Dixie, Jabardixie Jazz Band, Stromboli Jazz Band (Espanha), Camisas Negras e Cottas Club Jazz Band são as bandas participantes desta edição.
A Filarmónica dos Covões, a Phylarmonica Ançanense, a Filarmónica Marialva e a Associação Musical da Pocariça são as filarmónicas presentes.
Além disso, a Companhia Marimbondo apresenta-se com a animação itinerante Pennyfly, no dia 01, pelas 15:00, no Parque Verde da Cidade, e no dia 02, às 10:30, em Cantanhede.
No dia 01 de junho, a programação tem início pelas 10:00, estando a última atividade marcada para a 00:00, e, ao longo do dia, diversos espaços acolhem este Festival, como o Parque Verde da Cidade, o Mercado Municipal, a Praia Fluvial das 7 Fontes, a Praça Marquês de Marialva, Terreiro do Paço / Piscina Natural de Ançã, entre outros.
O segundo dia leva a música a espaços como o Mercado da Tocha, o Mercado de Cordinhã e Cantanhede, sendo que há atividades desenhadas desde às 10:00 até às 15:30.
Segundo a autarquia, o Festival Internacional de Dixieland culmina com uma Jam Session, que congrega todos os grupos na interpretação de temas genéricos deste estilo musical.