Estendal Solidário dá receitas para bens de primeira necessidade
Até sexta-feira a Cáritas Diocesana de Coimbra abre portas para receber todos os que queiram adquirir roupa, antiguidades, utensílios domésticos ou até discos e jogos.
O Estendal Solidário está de regresso às instalações da Cáritas depois de, no ano passado, o evento ter sido um sucesso.
A diretora técnica do Centro de Apoio Social da Cáritas, Ana Paula Cordeiro, clarificou o objetivo da iniciativa como solidária.
“Esta ideia surgiu com dois objetivos. Um deles é dar uma segunda vida aos bens que nos chegam. Muitos deles são velharias ou relíquias, outros são roupas, calçados ou livros, que não conseguimos escoar tão rapidamente. Por outro lado, queremos angariar fundos para garantir bens alimentares que vão apoiar as famílias que nos pedem ajuda diariamente”, disse.
A edição de 2024 começou na passada terça-feira e vai prolongar-se até amanhã. Ana Paula Cordeiro assumiu que a edição tem sido positiva.
“Até agora correu tudo muito bem. No primeiro dia tivemos uma grande adesão ao Estendal Solidário”, afirmou a diretora técnica, frisando depois o porquê do prolongamento do evento até amanhã.
“Apesar de estar a correr bem e atendendo ao mau tempo, que pode afastar algumas pessoas, vamos fazer o evento até sexta-feira [amanhã]”, realçou.
O sucesso do projeto tem feito com que haja muitos pedidos para que se torne mais regular.
“Temos constatado que há muita gente a pedir-nos para que o Estendal Solidário seja mantido durante mais tempo e se faça mais tempo”, disse Ana Paula Cordeiro, frisando que há outros motivos para esses pedidos.
“As pessoas pedem para que haja mais vezes esta iniciativa porque, além de estarem a contribuir para uma causa solidária, há também uma responsabilidade ambiental. Todos temos a responsabilidade de não sermos consumistas”, salientou.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS