Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra quer formar “mais e melhor”
O diretor da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC) assume necessidade de mudança nos métodos de ensino devido às alterações no mercado de trabalho mas, quer manter a mesma qualidade de formação.
“Queremos manter a nossa qualidade de ensino adaptando-nos às mudanças do mercado de trabalho”, assegurou.
José Luís Marques garante também que, nesta fase, o turismo está a mudar. “O turismo digital e o turismo sustentável são o futuro e nós temos que nos adaptar”, garantiu.
Empresas sem pessoas
Apesar de estar focado no ensino da EHTC, José Luís Marques está atento aos problemas que têm surgido no mercado de trabalho. “As empresas, nesta fase de retoma, precisam de profissionais qualificados e não os estão a encontrar”, realçou.
O diretor da EHTC salienta o dever da escola. “O nosso papel é formar mais e melhor. Esta é a nossa missão”, enfatizou.
José Luís Marques garante também que a escola não pode só formar jovens. “Temos que qualificar mais jovens, mas também adultos e pessoas não qualificadas”, reforçou.
Cursos com estágio
José Luís Marques destacou a importância de todos os cursos da EHTC terem direito a estágios curriculares. “Todos os nossos cursos têm estágio curricular previsto. É uma forma dos alunos ganharem mais competências no mercado de trabalho e desenvolverem uma rede de contactos”, afirmou.
Mudanças com o confinamento
Ao DIÁRIO AS BEIRAS, o diretor da faculdade falou também da forma como a escola geriu os períodos de confinamento nos últimos dois anos. José Luís Marques destacou a adaptação feita por todos os docentes e alunos da EHTC. “Procurámos adaptar-nos nos períodos de confinamento”, garantiu.
O presidente da escola explicou a forma como o ensino se modificou nesses mo mentos.
“Durante os períodos de confinamento reforçámos as avaliações teóricas. Guardámos as disciplinas práticas para quando voltámos à escola”, salientou.
José Luís Marques pretende também proporcionar “mais momentos” de avaliação e formação “fora das aulas.”
Cerimónia presencial
Ao contrário do ano passado, a cerimónia de aniversário da EHTC foi presencial. O diretor da escola revelou que era algo que ansiava. “Desejava muito este momento de celebração com os alunos e docentes da EHTC”, garantiu.
Depois de estes anos com os confinamentos presentes no ano letivo, José Luís Marques reforçou que era “muito importante” realizar um evento presencial.
A cerimónia do 32.º aniversário da EHTC premiou os melhores alunos de cada curso e o aluno modelo no ano letivo transato.