Dois fins de semana com recriações das Invasões Napoleónicas
Penacova vai recuar no tempo – durante uma semana, a partir de hoje e até 25 de setembro – revivendo o início do século XIX, sob o mote das Invasões Francesas.
O programa “Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco” tira partido da Batalha do Bussaco e da sua vasta história, nomeadamente dos contornos da 3.ª Invasão Francesa e o impacto na região e no país.
Além de realçar um dos acontecimentos mais marcantes da história do concelho de Penacova, como foi a Batalha da Bussaco, à iniciativa deste ano, agregam-se outros eventos e ações previstos, tais como a Noite Branca e o Stock Off do Comércio Local.
Amanhã tem lugar a primeira atividade, que é o “Passeio Épico Encenado: A Travessia do Mondego”, remetendo para a passagem das tropas anglo-lusas em direção ao Bussaco, atravessando o vale do Rio Mondego.
“Um passeio repleto de história e aventura, que faz com que os participantes se sintam verdadeiros soldados a caminho do campo de batalha”, refere a autarquia, responsável pela organização.
No final do passeio, será servido um banquete “às tropas” ao serviço do Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington.
Versão completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS