Desenvolvimento da IA nas mãos de privados preocupa
Reitor da Universidade de Coimbra expressou a sua preocupação na iniciativa INOV3P | Fotografia: Ana Catarina Ferreira
A investigação feita nas universidade está a ficar para trás no desenvolvimento da Inteligência Artifical (IA), ultrapassada pelas empresas tecnológica, e isso é preocupante, considerou, ontem, o reitor da Universidade de Coimbra (UC).
“Quando vemos que estamos atrasados em relação às empresas, isso significa que o que está a acontecer é muito mau. Devemos olhar com muita atenção, porque podemos estar a ir longe demais na sociedade e as nossas instituições não estão a acompanhar este processo”, alertou Amílcar Falcão.
Na sua perspetiva, ao longo da história, as grandes transformações tecnológicas tiveram a sua génese no universo académico, mas neste caso, o desenvolvimento da IA tem sido liderado por privados, com as universidades a revelarem dificuldade em acompanharem este processo.
| Mais informação na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

