Comunidade da Beira Baixa integra projeto ibérico para gestão de riscos
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) está a participar num projeto ibérico que tem como objetivo melhorar os mecanismos de gestão de riscos entre Espanha e Portugal.
“Neste projeto será desenvolvida uma ferramenta para analisar e avaliar a vulnerabilidade de elementos localizados em regiões transfronteiriças relativamente aos riscos selecionados, nomeadamente incêndios florestais, inundações, dispersão de nuvens de poluentes industriais e nucleares e eventos climáticos severos”, explicou a CIMBB, numa nota enviada à agência Lusa.
O auditório do Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, recebe, no dia 27, pelas 09:30, o primeiro ‘workshop’ do projeto, onde serão apresentadas as versões preliminares da ferramenta e plataforma desenvolvidas no âmbito do VESPRA, demonstrando a sua aplicação para as áreas abrangidas pela CIMBB e pela Região Autónoma da Extremadura espanhola.
O objetivo do projeto VESPRA ((Vulnerable Elements in Spain and Portugal and Risk Assessment) é melhorar os mecanismos de gestão de risco em áreas transfronteiriças em situações de emergência, nomeadamente através da definição de especificações técnicas e protocolo para o desenvolvimento e geração de um mapeamento de vulnerabilidade operacional para reforçar a interoperabilidade transfronteiriça.
A conceção e realização de exercícios transfronteiriços de pequena escala para riscos previamente identificados faz parte também dos objetivos a atingir.
A ferramenta será disponibilizada numa plataforma de acesso livre que irá permitir que as atividades de prevenção e resposta a eventos sejam realizadas de forma integrada e harmonizada por diferentes entidades de diferentes países.
O projeto é coordenado pela empresa espanhola Meteogrid e tem como parceiros a INFOEX da Junta da Extremadura e a Universitat Politècnica de Cataluña (UPC), em Espanha.
Em Portugal, integram o VESPRA, a CIMBB, a Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro.
O VESPRA tem uma duração de 24 meses e é financiado pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil (DG ECHO).
A CIMBB integra os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.