Combustíveis voltam hoje a aumentar de preço

Os combustíveis voltam a ficar mais caros hoje. À semelhança do que já aconteceu a 4 de outubro, o aumento vai incidir na gasolina, gasóleo e GPL, sendo que a maior subida é a que se regista no preço do litro de gasolina, que acompanha a variação já sentida há uma semana (mais 3,5 cêntimos). Já o gasóleo vai ter um aumento ligeiramente menor (há uma semana subiu 3 cêntimos e hoje deverá aumentar 2,5 cêntimos). Quanto aos veículos a GPL, não é ainda conhecido o acréscimo previsto para hoje mas, a 4 de outubro, o “salto” foi de nada menos do que 7 cêntimos por litro.
Recorde-se que, desde o início do ano o preço do gasóleo já aumentou 25 cêntimos por litro, enquanto o da gasolina subiu 29,5 cêntimos.
Em causa, mais uma vez, está o aumento do preço da energia nos mercados internacionais. Um crescimento que parece ter vindo para ficar, pelo menos durante os próximos meses.
Na última semana de setembro o valor do Brent no mercado de Londres – referência internacional do preço do petróleo – passou os 80 dólares o barril e, já nestes primeiros dias de outubro tem estado a negociar acima de 83 dólares.
Versão completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS