Coimbra: Transferências de competências engordam quadros municipais
Desde 2022, a Câmara Municipal de Coimbra tem mais 88 trabalhadores nos seus quadros.
No mapa do pessoal de 2022, publicado sensivelmente dois meses depois do atual executivo ter entrado em funções, existiam, nos serviços municipais, 1.984 postos de trabalhos ocupados.
Em 2024, existem na autarquia 2.072 postos de trabalho ocupados. Este crescimento do número de funcionários deve-se, em grande parte, aos autos de transferência de competências assinados pela autarquia.
Coimbra aceitou, desde 2022, a transferência de competências nas áreas da Educação, Ação Social e Saúde. Com estes autos, o número de trabalhadores municipais ultrapassou os dois mil.
Aliás, o Departamento da Educação e Saúde é mesmo a unidade orgânica que tem mais trabalhadores. Ao todo, há 813 pessoas afetas a este departamento.
Segundo fonte da autarquia, a “grande maioria” destes trabalhadores são assistentes operacionais nas escolas e profissionais dos centros de saúde. Anteriormente, estes trabalhadores estavam nos quadros da administração central. Para acompanhar este aumento do número de trabalhadores nas autarquias, o Estado transferiu verbas para o município .
Todavia, o presidente da câmara, José Manuel Silva, já por várias vezes criticou o facto do dinheiro transferido pelo Governo ser insuficiente para as despesas que a autarquia tem.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS