Coimbra: Extensão de Saúde de Taveiro é inaugurada na próxima semana
A Extensão de Saúde de Taveiro vai ser inaugurada na próxima semana. A informação foi dada pelo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, na passada segunda-feira, durante a reunião do executivo camarário.
A Extensão, que tem funcionado em instalações arrendadas em avançado estado de degradação, vai abrir no edifício da Casa da Criança, que foi alvo de obras de requalificação.
A novidade foi avançada após Hernâni Caniço, vereador do PS, ter questionado por que razão o polo de Taveiro da USF Manuel Cunha (com sede em São Martinho do Bispo) ainda não ter sido inaugurado, tendo em conta que a obra já foi concluída há alguns meses.
“Não é aceitável a manutenção da deslocalização da assistência em saúde da população de Taveiro para São Martinho do Bispo, o que poderá conduzir à não prestação de cuidados e atrasos em diagnósticos graves, por limitações funcionais, mobilidade ou acessibilidade”, advertiu o vereador da oposição.
Em resposta, José Manuel Silva esclareceu que houve, neste processo, um problema de dominialidade.
“Foi preciso o presidente da Câmara de Coimbra escrever às duas instituições que disputavam a dominialidade da Extensão [ESTAMO e CIM Região de Coimbra] afirmando que não admitíamos que, por causa de uma disputa entre instituições estatais, os habitantes da zona de Taveiro estivessem a ser prejudicados”, sublinhou.
A situação ficou resolvida com uma deliberação da ESTAMO, afirmando que o edifício lhe pertencia. “Portanto, a cedência está definitivamente decidida, sem mais escolhos. É inadmissível que duas instituições públicas se digladiem pela dominialidade de uma estrutura e, com isso, prejudiquem as pessoas”, lamentou.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 14/11/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS