diario as beiras
Coimbra

Coimbra: Derrocada fecha um dos acessos à praia fluvial de Palheiros e Zorro

06 de junho às 07h55
0 comentário(s)
DR

“Uma derrocada na margem direita do rio Mondego, na freguesia de Torres do Mondego, está a colocar em causa a segurança de pessoas e de bens e a impossibilitar o acesso à Praia Fluvial de Palheiros e Zorro pela margem direta”.

O alerta é da Câmara que, após ter realizado uma vistoria técnica ao local, entendemque a responsabilidade da resolução do ocorrido é da Administração da Região Hidrográfica (ARH) Centro da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A própria freguesia (que deu conhecimento à autarquia desta situação), “tem reportado à APA vários problemas no açude, a montante da ponte pedonal, desde 2016”, refere a autarquia numa nota enviada ao DIÁRIO AS BEIRAS.

A Câmara notificou a entidade, solicitando uma reunião “urgente” no local, e pediu que a zona afetada fosse delimitada.

“A situação coloca em causa a segurança de pessoas e bens e impossibilita o acesso à Praia Fluvial pela margem direita, “situação que não vai ser possível solucionar durante esta época balnear”, adianta a autarquia.

Entretanto, os serviços municipais avançaram com vários fatores que podem ter contribuído para a decrrocada. Entres eles, “está o facto de a Barragem da Aguieira estar na sua capacidade de máxima (99,2%) – informação avançada, no local, a 21 de maio, por um técnico da ARH – o que leva a que ultimamente sejam efetuadas descargas com caudais que, durante o dia, são da ordem dos 8m/s e no período noturno atingem 400-600 m³/s”.

Outro motivo avançado é facto de o açude construído a montante da ponte pedonal se encontrar, há já alguns anos, danificado num troço localizado junto à escada de peixe, “o que está a baixar, significativamente, a linha de água da Praia Fluvial e a redirecionar o fluxo de água em direção ao muro de gabiões, contribuindo para descalçar a sua fundação”.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 06/06/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Coimbra