diario as beiras
CIM Região de CoimbraGeral

Recolher obrigatório às 23H00 em Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz

15 de julho às 15h38
0 comentário(s)

FOTO DR

Os concelhos de Cantanhede, Coimbra e Figueira da Foz passam a estar sob risco elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia, segundo o mapa de risco anunciado hoje pelo Governo. O concelho de Mira continua a estar na lista dos municípios com risco muito elevado, enquanto Montemor-o-Velho passou a estado de alerta.

A lista de municípios em risco muito elevado, risco elevado e em estado de alerta foi divulgada hoje pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa relativa à reunião semanal do Conselho de Ministros, em Lisboa.

Medidas para os concelhos em risco muito elevado – MIRA

O nível de risco muito elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 240 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 480 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Entre as regras para os concelhos de risco muito elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam e a possibilidade de restaurantes, cafés e pastelarias funcionarem até às 22H30 (no interior com o máximo de quatro pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de seis pessoas por grupo), com a particularidade de que às sextas-feiras a partir das 19H00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o horário de funcionamento o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo.

Espetáculos culturais até às 22H30; ginásios sem aulas de grupo; casamentos e batizados com 25% da lotação; funcionamento de comércio a retalho alimentar até às 21H00 durante a semana e até às 19H00 ao fim de semana e feriados, e comércio a retalho não alimentar até às 21H00 durante a semana e até às 15H30 ao fim de semana e feriados são outras das medidas a aplicar a este grupo de municípios.

Medidas para os concelhos em risco elevado – CANTANHEDE, COIMBRA E FIGUEIRA DA FOZ

O nível de risco elevado é aplicado aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência de covid-19 superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

Entre as regras para os concelhos de risco elevado estão o teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam e a possibilidade de restaurantes, cafés e pastelarias funcionarem até às 22H30 (no interior com o máximo de seis pessoas por grupo e em esplanadas com o máximo de 10 pessoas por grupo).

Espetáculos culturais até às 22H30; funcionamento de comércio a retalho até às 21H00 e limitação da circulação na via pública a partir das 23H00 são outras das medidas a aplicar a este grupo de municípios (esta última medida também se aplica aos concelhos em risco muito elevado).

FOTO DR

Ainda que sem impacto nas medidas de desconfinamento, há 30 municípios em situação de alerta, por registarem, pela primeira vez, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional). Na área da CIM da Região de Coimbra, o concelho que integra esta lista é Montemor-o-Velho.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


CIM Região de Coimbra

Geral