Coimbra: Bombeiros de elite à conquista do Quebra Costas

É um recorde de inscritos. As escadas do Quebra Costas, em Coimbra, servem, este sábado, a partir das 09H00, de palco à 3.ª edição do Elite Quebra Costas Internacional, uma prova de resistência para bombeiros.
O objetivo consiste em subir, no menor tempo possível desde o Arco de Almedina até à Universidade, pelo Quebra Costas, num percurso de 500 metros, com 113 metros de desnível positivo acumulado e uma inclinação média de 14,1%. Difícil? Só quem nunca o fez pode achar que a tarefa é fácil. Pior se dissermos que, a juntar a isto os participantes vão equipados com bota, calças, casaco e capacete de combate a incêndio urbano e industrial, luvas, cogula (uma espécie de gorro que cobre toda a cabeça à exceção dos olhos e do nariz), máscara facial a tiracolo e ARICA – equipamento com botija de oxigénio – carregado com, no mínimo 150 Bar de pressão. Agora não há dúvidas do porquê de Elite constar no título da prova.
Carlos Matias Lopes, vereador da Proteção Civil, destacou, na apresentação do evento a capacidade por a organização “conseguir dar este cariz internacional ao evento” e “esgotar as inscrições”.
Entre os 700 participantes, “mais 200 que no ano passado”, vão estar “todos os distritos representados, exceto Bragança”, incluindo a ilha da Madeira, num total de “130 corporações”, explicou o comandante dos Sapadores de Coimbra, Paulo Palrilha.
Pode ler a notícia completa na edição impressa do dia 12/03/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS