Coimbra: Árabes do Emirado de Sharjah financiam digitalização da Biblioteca Joanina
Será com financiamento dos Emirados Árabes Unidos que uma parte substancial do acervo da Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra será digitalizado e, assim, disponibilizado ao mundo através da internet.
Trata-se de um investimento de vários milhões de euros, a que o sheik do Emirado Sharjah, Muhammad Al-Qasimi, (vizinho do Dubai e de Abu Dhabi) deu luz verde, e que será formalizado às 12H30 de amanhã, em Coimbra, com a presença de Ahmed Al Ameri, presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social daquele Emirado e CEO da Sharjah Book Authority (SBA).
Memorando de entendimento amanhã
Só nessa ocasião será conhecido o “memorando de entendimento, que estabelece os termos do projeto de cooperação e colaboração entre as duas partes”, adiantou a reitoria da UC, de forma a conhecer a dimensão do projeto e qual o montante do investimento.
Atendendo a que a Biblioteca Joanina é um repositório de milhares de livros, o processo de digitalização deverá centrar-se nos volumes existentes no piso nobre da biblioteca (entrada), que é um dos três pisos existentes.
A SBA é um organismo governamental de Sharjah, estado que é liderado por Muhammad Al-Qasimi, distinguido em 2018 como Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.
Ler notícia completa na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS