CIM-RC lança ciclovia por sete milhões com ponte incluída
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) assinou, ontem, o auto de consignação da empreitada do troço da via ciclável europeia Eurovelo 1 que atravessará os concelhos de Cantanhede, Mira e Figueira da Foz, junto ao Atlântico, com 84 quilómetros de extensão, e que ligará os distritos de Coimbra e Leiria. A obra custa 2,3 milhões de euros (com IVA incluído) e tem um prazo de execução de 18 meses. Este valor não inclui os 4,5 milhões de euros que custará a ponte entre Vila Verde e Alqueidão.
A cerimónia, presidida pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que decorreu na Lagoa da Vela, no extremo norte do concelho da Figueira da Foz, realizou-se um dia depois do lançamento da construção de Ciclovia do Mondego. Entretanto, como salientou o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra ( CIM-RC), Jorge Brito, a região está a construir um “anel ciclável” que ligará praticamente os 19 municípios.
O presidente da Câmara da Figueira da Foz e anfitrião da cerimónia, Carlos Monteiro, defendeu que “é emergente contribuir para a redução do efeito de estufa”.
Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 05/08/2021