Cientista portuguesa reconhecida nas “Top 100 Women in Social Enterprise”
A investigadora Betina Lopes, envolvida na monitorização e avaliação das atividades da Cartas com Ciência, foi hoje reconhecida ao figurar no “Top 100 Women in Social Enterprise”, um ranking internacional de empreendedorismo social apoiado pela Comissão Europeia.
Anunciado no Dia Internacional Da Mulher, que se assinala a 8 de março, este é um ranking que destaca as 100 mulheres que têm tido um papel de relevo no setor do empreendedorismo social europeu.
A seleção deste ano reconhece o trabalho de Betina Lopes como “inovadora social na Cartas com Ciência”, que resulta de uma parceria com o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, onde é investigadora.
De acordo com Betina Lopes, fazer parte desta lista é “uma honra e responsabilidade”.
Acrescentou ainda que o trabalho da comunidade da “Cartas com Ciência”,uma iniciativa da qual a Universidade de Coimbra é parceira e que inclui voluntários de muitos países diferentes, quer da academia, quer da sociedade civil, “é relevante e pode fazer a diferença”.
“É também uma responsabilidade na medida em que reforça o compromisso de sustentar projetos de vida, através de cada um dos diálogos que se estabelece através das cartas que são trocadas”, evidenciou. O projeto Cartas com Ciência, co-fundado por Mariana Alves e Rafael Galupa, e lançado em maio de 2020, é um programa educacional de troca de cartas que visa inspirar crianças de comunidades desprivilegiadas em países de língua portuguesa a considerar o ensino superior e carreiras científicas.
Com a ‘Cartas com Ciência’, já trocaram cartas mais de duas centenas de estudantes em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal, contando com mais de 650 cientistas na sua comunidade.