Choupal com muita afluência no primeiro dia em que está interdito

A Mata Nacional do Choupal está interdita até dia 10 de agosto devido à subida da temperatura e do agravamento do perigo de incêndio rural, informou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) através de um comunicado.
Segundo o mesmo comunicado é proibido o “acesso, circulação e permanência” no interior da Mata Nacional do Choupal ente as 09H00 de ontem até às 23H59 do dia 10 de agosto.
No comunicado é esclarecido também que esta é uma “medida de carácter excecional, tomada em articulação com município de Coimbra”.
Esta é uma decisão preventiva que respeita o pedido do Instituto Português do Mar e da Atmosfera de “proibição, circulação e permanência no interior de espaços florestais”.
População não acatou a medida
A ordem de interdição não está a ter, no entanto, o efeito prático desejado. O DIÁRIO AS BEIRAS esteve ontem na Mata do Choupal por volta das 12H00. O espaço verde estava a ser aproveitado, no mínimo, por mais de meia centena de pessoas a caminhar ou a praticar desporto. Também famílias com crianças escolheram o Choupal para passar a manhã de domingo.
À entrada da mata está apenas um edital, em papel A4, com a informação de acesso interdito”.
Ao ver a fotógrafa do DIÁRIO AS BEIRAS tirar uma fotografia à folha, houve quem questionasse qual o conteúdo do papel e lamentasse que a informação estivesse tão pequena.
Notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS de 04/08/2025
Jornalixo
Ninguém questiona a incompetência, abuso de poder, prepotência, …, ataque à comunidade, etc, etc, do ICNF. Câmara Municipal de Coimbra, etc?
Em dias de temperaturas extremas, em que o choupal é o único refúgio para muitos dos habitantes de Coimbra, cujas as casas são o Inferno, estes incompetentes negam o acesso a este bem público à população?
Não à Ninguém que punga esta escumalha na ordem?
Deixaram entrar em ruínas casas excelentes e habitáveis nas matas Nacionais, na Tocha, Quiaios, Lago das Braças, Lagoa da vela,etc., …, gastaram centenas de milhares de euros em construções de madeira inúteis, que já se encontram em acelerado estado de degradação, uma verdadeira colecção de atentados aos bolsos dos Portugueses, e não há um jornalista e jornal que denuncie tantos disparates e os seus incompetentes responsáveis do ICNF?