Atletismo: Louzanskyrace integra circuito Skyrunner World Series
O evento descrito pelo Montanha Clube como “ouro verde sob céu azul” viu a sua prova Louzanskyrace de 25 km com 2250 metros de desnível positivo acumulado entra este ano para o Skyrunner World Series, tornando-se na segunda prova nacional a integrar este circuito.
Com partida marcada para o dia 4 de setembro, a Louzanskyrace apresenta um percurso que passa pelas aldeias da Silveira, Cerdeira e Franco.
As inscrições para a competição, que inclui prémios monetários de 4000 euros, abrem a 1 de abril e são limitadas a 400 participantes.
Do mesmo evento fazem parte mais três percursos, o Louzan 1000, o Louzanskyrace Mini e a caminhada não competitiva e aberta a todos. “Com o Louzanskyrace procura-se aliar a prática desportiva com a revitalização dos antigos trilhos da serra, usados desde o século 16 pelas gentes serranas”, esclarece a organização.
Assim, o programa começa no dia 3 de setembro, com a mítica Louzan 1000, prova que se realiza desde 1999, e que este ano volta a ligar a vila da Lousã ao Trevim em 7 km de distância com 1050 metros de desnível, integrada no Campeonato Nacional de Skyrunning – Km Vertical. Serão 100 os atletas a disputar este título título.
Já a Louzanskyrace Mini, de 15km e 1500 metros de desnível acumulado, com passagem pelas aldeias da Silveira e Cerdeira, acontece a 4 de setembro. Este percurso está aberto a 200 participantes.
Esperam-se mais de 2000 pessoas, entre atletas e acompanhantes no fim de semana de 3 e 4 de setembro na Lousã. Com o reconhecimento e inclusão da prova pela Federação Internacional de Skyrunning, a Lousã será anfitriã de atletas de elite de todos os pontos do mundo.
As informações e inscrições estão disponíveis em www.louzanskyrace.com.
|Leia a notícia na íntegra na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS