Arganil: Pombeiro da Beira vai ter igreja reabilitada mas é preciso mais
A Igreja de Pombeiro da Beira, no concelho de Arganil, vai receber um apoio de 25.634 euros, da parte do Governo, para a sua reabilitação, cujo investimento global é de 51.268 euros (mais IVA).
A cerimónia de assinatura do contrato, no âmbito do Programa de Equipamentos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), realizou ontem em Pombeiro da Beira com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias.
“Este é um momento importante, como todos aqueles em que concretizamos alguma coisa, independentemente da dimensão dessa realização”, disse o Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, ressalvando que “a qualidade e a importância dessas concretizações não se medem, necessariamente, pelo valor financeiro. Há coisas que fazemos que têm um valor incalculável para as comunidades onde são realizadas”.
Proteger o património
Presente na sessão, o padre Lucas Pio contou que “já foi feita a melhoria da parte de fora da igreja para protegermos o património que tem cá dentro”.
O também presidente do Conselho Económico da Fábrica da Igreja de Pombeiro da Beira deixou o pedido “para que possam continuar a ajudar”, uma vez que é necessário realizar, “urgentemente”, uma intervenção no Altar-Mor.
Hernâni Dias assumiu que “até me deixa com vontade de responder já afirmativamente ao que estava a pedir, mas não o posso fazer porque, este ano, já não temos mais capacidade, mais dotação financeira, para poder apoiar, no entanto, quem sabe, brevemente, isso não possa vir a acontecer”.
Em representação da Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira, a secretária Mónica Soares, reiterou o pedido para que “nos continuem a ajudar”, apoiando também as obras a realizar no interior da Igreja.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 22/10/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS