diario as beiras
Geral

Arganil investe meio milhão de euros na requalificação do espaço público

03 de agosto às 13h22
0 comentário(s)

O município de Arganil, no distrito de Coimbra, vai investir meio milhão de euros na segunda fase de requalificação do espaço público da vila, cujas obras estão previstas para o último trimestre do ano, foi hoje anunciado.

A intervenção inclui a reabilitação de uma avenida e três ruas, a consolidação da margem direita da linha de água da Ribeira de Folques e a reabilitação da Ponte da Barreira.

“Reconhecemos que esta zona, conhecida como Ponte da Barreira, não se encontra nas melhores condições e pretendemos torná-la mais agradável do ponto de vista paisagístico e resolver os problemas estruturais identificados na ponte, permitindo proceder à ampliação do passadiço e levar o trânsito pedonal até ao Parque Verde Urbano do Sub-Paço”, explicou Luís Paulo, presidente da autarquia, em comunicado.

O autarca considera que a reabilitação dos arruamentos representa uma “significativa transformação” que vai beneficiar a mobilidade automóvel e pedonal.

O conjunto de trabalhos previstos inclui, além da pavimentação, a substituição da rede de distribuição de água, a reabilitação de rede de águas pluviais e recuperação ou construção de passeios e a estabilização de taludes.

“Prevemos que a obra esteja já a decorrer no último trimestre do ano”, referiu o presidente da autarquia, informando que faltam apenas alguns aspetos burocráticos relacionados com a celebração de contratos.

A primeira fase da intervenção de requalificação do espaço público da vila de Arganil, no valor de 360 mil euros, ficou concluída no início do ano.

Para a concretização da requalificação do espaço público de Arganil, “levando mais funcionalidade e dinâmica ao coração da vila”, fica a faltar a intervenção na avenida principal, condicionada pelos problemas estruturais identificados na galeria hidráulica da Ribeira de Amandos.

Com financiamento garantido de 750 mil euros para as obras de reabilitação desta estrutura subterrânea com 80 anos, no âmbito do Programa REACT-EU (Assistência de Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa), o município de Arganil prevê “que no início do próximo ano estejam reunidas as condições para se dar início à intervenção”.

O investimento destinado à reabilitação da via principal da vila, constituída por três avenidas, é de aproximadamente 1,4 milhão de euros.

Autoria de:

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Geral