Arganil: Confraria do Bucho afirma-se na área da economia social
A dimensão histórica e religiosa do Santuário do Mont’Alto, em Arganil, conferiu especial relevo às comemorações do 15.º aniversário da Confraria Gastronómica do Bucho de Arganil.
A mordomo-mor da confraria, Fernanda Dias, considerou que se trata de “um momento emblemático e histórico que merecia, obrigatoriamente, ser registado e comemorado”. Confessando que gostava que viesse a ser organizado um capítulo (festa solene anual) da confraria no Santuário do Mont’Alto, a responsável lembrou que a instituição “vai muito para além da promoção da gastronomia e poderá exercer uma importante ação na vida comunitária (…), quer ao nível económico, quer no âmbito cultural, assim como alavancando postos de trabalho, criando sinergias e participando também na economia social”.
Padre Lucas Pio vai ser entronizado confrade
Entretanto, Lucas Pio, pároco da Unidade Pastoral de Coja e das paróquias do alto concelho e reitor de Arganil, foi convidado para Confrade de Honra, como reconhecimento de “uma figura insigne no seio arganilense, pelo seu exemplo de entusiasmo, trabalho, pragmatismo, visão e labor, e pelo carinho que tem colocado nas obras” que têm sido realizadas no santuário, considerou Fernanda Dias.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS