Arganil: 18 candidaturas efetuadas ao PRR aguardam aprovação

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara de Arganil, aproveitou a última reunião camarária para informar que, das 28 candidaturas apresentadas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 18 ainda não foram aprovadas, manifestando preocupação com o prazo de execução dos projetos em causa.
Lembrando que o PRR “tem avultados valores associados e tarda em ter uma materialização prática”, o autarca lamentou que “candidaturas submetidas há mais de dois anos, com projetos de execução, continuem a aguardar uma decisão”. Confessando estar “apreensivo”, atendendo a que as obras no âmbito deste plano têm de estar concluídas até maio de 2026, o autarca, exemplificando que “o processo da habitação continua bastante condicionado”, apelou para que “o Governo, nesta matéria, tome medidas, senão o país vai perder, no seu conjunto, uma oportunidade de resolver problemas críticos”.
Escolas vão ser reabilitadas em breve
Luís Paulo Costa afirmou-se convicto, no entanto, que, no que respeita aos estabelecimentos de ensino, as duas candidaturas apresentadas para a requalificação da Escola Secundária de Arganil e da Escola Básica 2 e 3 de Coja sejam aprovadas em breve.
Refira-se que os 28 projetos que o município de Arganil candidatou ao PRR totalizam uma verba de 19.863.888 euros. Foram já sido aprovados os investimentos relativos ao Condomínio de Aldeia de Alqueve, Caratão e Foz d’ Égua, a três Áreas Integradas de Gestão de Paisagem, neste caso, de Ribeira de Parrozelos – Vale Grande (1.ª fase), da Carriça (1.ª fase) e de Cepos e Casal Novo (2.ª fase), bem como à Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, com recuperação das antigas escolas primárias das aldeias de Torrozelas e Sanguinheda (cujas obras já iniciaram) e a reabilitação do edifício do antigo Posto Médico de Sarnadela (intervenção a iniciar-se em breve), num total de cerca de 500 mil euros.
No âmbito do projeto “Radar Social”, foi também aprovada uma candidatura, no valor de 169.302 euros, para a criação de uma equipa para um projeto piloto.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 10/06/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS