Anterior executivo da Junta de Buarcos e São Julião fez “apagão informático”

O novo executivo da Junta de Buarcos e São Julião tomou posse no dia 14. No início desta semana, quando ligaram os computadores, os novos autarcas depararam com um “apagão informático” num computador das instalações de Buarcos e outro nas de São Julião. O caso vai ser debatido na primeira Assembleia de Freguesia do mandato.
A informação apagada inclui, além de todos os ficheiros, programas informáticos. Os conteúdos eliminados dos computadores relativos à gestão da autarquia existem em formato físico e em plataformas digitais, mas deixaram de estar ao alcance de um “clique”. Isto é, os arquivos terão de ser de novo introduzidos, o que significa muitas horas de trabalho e dinheiro.
“Este apagão informático total apanhou-nos completamente desprevenidos, até porque houve uma reunião prévia com o anterior executivo e nada nos foi dito acerca deste assunto. Ficámos incrédulos com aquilo com que nos deparámos”, afirmou a presidente da Junta de Buarcos e São Julião, Rosa Batista (eleita pelo movimento independente Figueira A Primeira), quando contactada pelo DIÁRIO AS BEIRAS.
Rosa Batista ressalvou que tem como “pessoa de bem” o seu antecessor José Esteves (PS), que não se recandidatou. “Acredito que tenha pedido para apagarem algum assunto pessoal que estivesse nos computadores, e foi isso que me transmitiu”, disse.
Notícia completa nas edições impressa e digital do DIÁRIO AS BEIRAS