Anadia/Mealhada: Nova “vida” para o Cértima custa 500 mil euros e muda a imagem a 32 km do rio
![](https://www.asbeiras.pt/wp-content/uploads/2024/11/protocolo-mealhada-rio-certima-dr.gif)
A zona montante do rio Cértima, que abrange os municípios de Mealhada e Anadia, vai ganhar uma nova imagem. As duas autarquias, em conjunto com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), firmaram ontem um protocolo de parceria que prevê a intervenção, nos próximos 120 dias, em 32 km do leito do rio.
A intervenção, no concelho da Mealhada, abrange 17,5 km e tem uma dotação financeira de 274.250 mil euros. Já no Município de Anadia, a intervenção vai incidir em 14,5 km, contando com uma verba de 225.750 euros. No total, a intervenção conta com 500 mil euros para desobstruir o rio, preservando corredores ecológicos e conciliando soluções hidráulicas com soluções baseadas na natureza, caso das paliçadas ou dos muros vivos.
“Temos problemas de obstrução do rio Cértima”, assumiu o diretor executivo da E.Rio e especialista na recuperação de rios e ribeiras, Pedro Teiga.
O responsável assumiu que este “é um desafio” e, a perspetiva para o futuro é “de muito trabalho ao longo do percurso” intervencionado. Tendo por base “técnicas de engenharia natural”, o projeto pretende “envolver os proprietários”, criando, em simultâneo, “vários caminhos e uma galeria ripícola autóctone”, assumiu Pedro Teiga.
Autarcas satisfeitos
“Este é um dia muito feliz para mim e para o concelho. É um sonho que se está a torna realidade”. As palavras do edil da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, evidenciam satisfação pelo protocolo.
“Queremos dar uma nova vida ao Cértima”, assegurou, tendo considerado que oficialização da parceria é “um passo de gigante” no desígnio de revitalizar o rio Cértima, nomeadamente a zona a montante do rio. O projeto pretende “devolver o rio à população”. “Queremos fazer uma mudança positiva pelo ambiente”, reiterou António Jorge Franco que deixou a também um desejo para a intervenção: “Que o nosso Cértima volte a ser fonte de esperança e prosperidade”.
“Esta é uma solução que, felizmente, se começa a tornar uma realidade”, assumiu, durante a cerimónia de assinatura do protocolo decorreu na Sala dos Brasões, do Palace Hotel do Bussaco, a presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso.
Depois das duas autarquias terem reclamado uma intervenção, tal como aconteceu em concelhos mais a jusante do Cértima, “finalmente chegou a hora”, referiu, da obra avançar nos dois concelhos a montante do rio Cértima.
“A reabilitação é urgente”, garantiu, tendo recordado que a autarquia de Anadia efetuou “uma intervenção no rio, na zona da Curia, que permitiu construir paredes de contenção”.
Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital do dia 27/11/2024 do DIÁRIO AS BEIRAS