diario as beiras
Região

Alvaiázere: “A FAFIPA é uma alavanca para o desenvolvimento económico”

12 de junho às 09h55
0 comentário(s)
DR

A 42.ª edição da FAFIPA – Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e de Artesanato está de regresso. O que significa para o concelho este certame?
São mais de quatro décadas a envolver a comunidade alvaiazerense no evento mais importante do ano. Chega a hora de divulgar o concelho e de mostrar aquilo que temos de melhor. É um certame de excelência para divulgação das nossas potencialidades económicas. Por outro lado, é um evento que promove o desenvolvimento de negócios, a troca de ideias e o debate sobre a evolução do concelho, para além de trazer algum retorno para as empresas, produtores e agentes do território.

O que destaca nesta edição?
Este ano, para além das instituições, vamos ter no certame 80 expositores empresariais e cerca de 20 produtores locais, com os vários produtos endógenos que caracterizam esta região. Vamos ter ainda um conjunto de atividades para que todos possam usufruir (passeio de tratores, cicloturismo, passeios equestres, arraiadas, entre outras), os nossos ranchos folclóricos e um cartaz de artistas para animação muito interessante. Para o palco principal estarão nomes como Augusto Canário, os Nemanus, Nuno Ribeiro, artista nacional em ascensão, e os Quinta do Bill, que irão fazer um espetáculo conjunto com a sociedade filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília. Destaco o 12 de junho, já que se realizam as tradicionais marchas populares, sendo que o dia mais importante é o 13 de junho, feriado municipal.

Como vai ser celebrado o dia do município?
Vamos realizar a tradicional cerimónia formal que terá lugar às 15H30, na Casa Municipal da Cultura. Este dia ficará marcado ainda pela inauguração do Cinema de Alvaiázere. Procedemos à recuperação do auditório da Casa da Cultura e transformamos numa sala de cinema. Um investimento de cerca de 150 mil euros do PRR (financiamento), mais o investimento direto do município. Ainda durante a cerimónia formal será apresentado o nosso plano de ação para certificação do município para destino turístico e sustentável.

Serão feitas homenagens?
Este ano não vamos proceder a distinções. Por norma eram distinguidas algumas personalidades, bem como funcionários do município que faziam 25 anos de serviço. Este ano não existem funcionários a comemorar 25 anos de serviço e também como temos a apresentação do plano, optámos por não distinguir ninguém.

Ler entrevista completa no especial publicado na edição de hoje do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Afonso Pereira Bastos

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Região