Caminhos do Cinema Português em Coimbra com antestreias de João Botelho e Raquel Freire
Fotografia: Ana Catarina Ferreira
O festival Caminhos do Cinema Português, que decorre de dia 14 a dia 21 em Coimbra, vai exibir 126 filmes, numa programação que conta com antestreias de João Botelho, Raquel Freire e Ico Costa.
A 32.ª edição do festival dedicado ao cinema português vai exibir 126 filmes, entre as várias secções competitivas e não competitivas do festival, que terá como espaço central de exibição o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).
O evento conta também com sessões na Casa do Cinema de Coimbra, Auditório Salgado Zenha e Convento São Francisco (onde haverá programação para escolas e onde decorrerá a cerimónia de encerramento), havendo ainda extensões do festival na Mealhada e em Góis, afirmou o diretor do festival, Tiago Santos, em declarações à agência Lusa.
Adira aqui ao canal do WhatsApp DIÁRIO AS BEIRAS
Tiago Santos disse que o festival “acaba sempre por responder aos estímulos do setor” e referiu que há várias temáticas que acabam por sobressair na presente edição, como o direito à habitação, a luta dos direitos das mulheres e questões “mais próximas das relações interpessoais e do corpo”.
Este ano, o Caminhos irá contar com a antestreia de “Mulheres de Abril”, de Raquel Freire, filme que celebra as mulheres que lutaram contra o fascismo e colonialismo português, assim como do novo filme de João Botelho, “O Velho Salazar”, sobre o ditador português, e “Povo e Poder”, de Ico Costa, a partir das presidenciais de Moçambique em 2024.
Na seleção principal do festival, estará também “O Jacaré”, o último filme de Basil da Cunha rodado no Bairro da Reboleira, na Amadora, “18 Buracos para o Paraíso”, de João Nuno Pinto, e “O Nosso Último Filme sobre Lisboa”, do coletivo Left Hand Rotation, que explora a especulação imobiliária na capital do país.
Na seleção “Outros Olhares”, o festival irá ter “Fordelândia Panacea”, de Susana Sousa Dias, “Auto da Casa”, filme de Tiago Bartolomeu Costa e Joana Cunha Ferreira sobre o Teatro Nacional D. Maria II, e “Nova ‘79”, de Rodrigo Areias e Aaron Brookner, sobre a contracultura nova-iorquina.
Nessa secção, haverá um grande destaque a filmes que se debruçam sobre artistas, como é o caso de “Esta Vida de Marinheiro”, de Paulo Miguel Antunes sobre o músico João Aguardela, “De Lugar Nenhum”, em que Miguel Gonçalves Mendes se debruça sobre o escritor Valter Hugo Mãe, e “Neste Quarto”, em que Ana Rocha de Sousa acompanha Carminho.
No dia 21, além da entrega dos vários prémios do festival, há um concerto de Surma.
Segundo o diretor, o festival acolheu cerca de 17% das propostas que lhe chegaram (cerca de 700).
Além das duas seleções referidas, o Caminhos conta ainda com uma secção competitiva dedicada a filmes realizados em contexto académico (onde também se abre a porta a filmes estrangeiros).
Além das extensões em Góis e Mealhada, o festival tem ainda uma extensão em Lisboa, no Cine-Teatro Turim, em Benfica.


