diario as beiras
Coimbra

Coimbra: IPC anula aumento de 300% da taxa de matrícula

06 de novembro às 10 h14
0 comentário(s)
DR

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) decidiu anular o aumento da taxa de matrícula que tinha feito disparar o valor de 30 para 125 euros, após críticas dos estudantes. A nova tabela de emolumentos, republicada no passado dia 23 de outubro de 2025, fixa agora em 50 euros o valor da inscrição em todos os ciclos de estudo, do ensino técnico superior profissional ao doutoramento.

Esta decisão surge depois de uma petição pública que reuniu perto de três mil assinaturas, intitulada “Redução imediata da taxa de matrícula do Instituto Politécnico de Coimbra”.

No texto, os autores criticavam o encargo “injustificado” e lembravam que, “na Universidade de Coimbra, o valor é de apenas 20 euros, no Politécnico do Porto varia entre 15 euros e os 25 euros e, na maioria das universidades e institutos públicos, os valores rondam os 20 e os 30 euros, já com o seguro escolar incluído”.

O aumento anteriormente publicado tinha sido deliberado pelo Conselho de Gestão do IPC em julho de 2024, ainda sob a presidência de Jorge Conde.

Pode ler a notícia completa na edição impressa e digital de hoje (06/11/2025) do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

Patrícia Cruz Almeida

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra