Autoridades alertam para agravamento do estado do mar a partir da tarde

Posted by
Spread the love

DR

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) e a Marinha alertam para o agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima para Portugal continental, a partir da tarde de hoje, e para a Madeira, na terça-feira.

As duas entidades pedem, em comunicado, à população em geral que não passeie ou faça atividades junto ao mar, e que evite o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba.

Pedem também à comunidade piscatória e à náutica de recreio, que se encontram no mar, para regressarem ao porto de abrigo mais próximo e que tomem medidas de precaução, nomeadamente que reforcem a amarração e vigilância das embarcações e que acompanhem a evolução da situação meteorológica, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

A AMN justifica que é esperado um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental entre as 12:00 de hoje e as 12:00 de sábado.

“A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 14 metros (…). O vento poderá registar uma intensidade média até a 65 quilómetros por hora (km/h) e rajadas até a 120km/h, provenientes do quadrante Noroeste”, especifica.

Para o arquipélago da Madeira está também previsto igual agravamento, mas entre as 12:00 de terça-feira e as 12:00 de quarta-feira.

Neste caso, a AMN refere que a agitação marítima será caracterizada também por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os seis metros e uma altura máxima de 11 metros (…)”. O vento poderá registar uma intensidade média até a 40 km/h e rajadas até a 70 km/h, provenientes do quadrante Noroeste”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.