“Festival da Primavera” da China para o Mundo

Spread the love

A sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, acolheu, ma vez mais, a Gala do Festival da Primavera do Ano Novo Chinês, que igualmente foi celebrado, pela primeira vez, na ONU em Viena (Áustria). Mas também em muitos outros países de todos os Continentes, que engalanaram alguns dos seus edifícios emblemáticos com decorações de “vermelho chinês”.

Depois de o Ano Novo Chinês (Festival da Primavera) ter sido designado como feriado das Nações Unidas, o clima festivo tornou-se ainda mais forte em todo o Mundo. Do “Ano da China” ao “Ano do Mundo”, o Festival da Primavera no Ano do Dragão proporcionou um novo impulso e uma nova oportunidade para as pessoas de todo o mundo aprenderem mais sobre a China e a cultura chinesa.

O Festival da Primavera é a celebração tradicional mais antiga e mais importante da China. A sua inclusão como feriado das Nações Unidas significa que as agências da ONU evitam, todos os anos, realizar reuniões neste dia, dando às pessoas mais oportunidades de vivenciar a cultura chinesa. Antes disso, já cerca de duas dezenas de países e regiões tinham instituído o Festival da Primavera como feriado oficial – como, por exemplo, a Coreia do Sul, o Vietname e Singapura.

O facto de ter sido oficialmente certificado pelas Nações Unidas, faz com que a influência da China e da cultura chinesa seja ainda mais reforçada.

Actualmente, cerca de um quinto da população mundial celebra o Ano Novo Lunar de diferentes formas. As actividades folclóricas do Festival da Primavera são organizadas em quase 200 países e regiões, tornando uma festa tradicional chinesa num evento cultural global.

Especialistas salientam que “a harmonia na diversidade” que caracteriza a cultura chinesa, bem como a sua relação com outras culturas, são reconhecidas em todo o Mundo. Ora o Festival da Primavera é um bom exemplo dos conceitos culturais chineses de paz, harmonia e concórdia, mostrando ao Mundo que a cultura chinesa é aberta, inclusiva e inovadora.

Na cultura tradicional chinesa, o dragão simboliza a sabedoria e a força. No momento em que se celebra a chegada do Ano do Dragão, grande parte do mundo continua a viver uma situação conturbada. À medida que o mundo entra num novo ano cheio de incertezas, a necessidade de sabedoria e coragem para resolver problemas é particularmente importante.

O Ano Novo Chinês significa o início da Primavera e está repleto de expectativas das pessoas relativamente à recuperação e renovação de todas as coisas.

O Mundo abraça o “Ano da China”, e a China transmite ao Mundo a alegria do Festival da Primavera. Independentemente do local onde se encontram, da cor da pele, da raça, as pessoas juntam-se e partilham a felicidade de celebrar esta festa.

É este o encanto do Festival da Primavera, que ultrapassou as fronteiras da China e se tornou uma força importante para promover um Mundo melhor.

Centro de Programas de Línguas da Europa e América Latina da China”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.