China quer fomentar a cooperação global na área dos transportes

Spread the love

Foto DR

O presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que é urgente “adaptar-nos à tendência geral do desenvolvimento mundial e fomentar a cooperação global na área dos transportes para abrir uma nova página histórica de interconexão de infraestrutura, fluência de comércio e investimento e interligações entre as civilizações”. Na sua intervenção, feita na cerimónia de abertura da 2,ª Conferência das Nações Unidas sobre Transporte Sustentável Global, o dirigente partidário apresentou cinco propostas sobre o desenvolvimento sustentável do transporte global.

As propostas apresentadas  passam pela persistência na abertura e ação coordenada para fomentar a interconectividade; persistência no desenvolvimento conjunto para promover a equidade e benefícios universais; persistência no desenvolvimento motivado pela inovação para aumentar as forças-motrizes do desenvolvimento; persistência na prioridade da área ecológica para concretizar o desenvolvimento verde e de baixo carbono; e persistência no multilateralismo para aprimorar a governança global.

O objetivo global é incentivar a prosperidade comum através da plataforma de desenvolvimento do transporte. Recorde-se que a China tem apostado na maior conexão internacional de transporte marítimo e com o maior volume de comércio de mercadorias do mundo. Nos mais de 200 protocolos de cooperação da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” firmados entre a China e 140 países e 32 organizações internacionais, a maioria é sobre a colaboração na interconectividade do transporte.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.