ULS Coimbra lança programa para implementar propostas dos profissionais de saúde

Posted by
Spread the love

DR

A Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS) anunciou hoje o lançamento do Programa Integrar+ para incentivar e implementar as ideias dos profissionais de saúde, para melhorar o percurso do doente e a articulação entre os diferentes cuidados.

“O Programa Integrar+ vai ouvir, explorar e implementar as ideias mais inovadoras de quem trabalha diariamente com os doentes. Com a nova reforma da ULS, os cuidados de saúde primários e os cuidados hospitalares estarão mais integrados e este projeto surge para permitir aos profissionais de saúde explorar novas abordagens que impulsionem a integração de cuidados centrados no doente”, explicou o presidente do conselho de administração.

Segundo Alexandre Lourenço, a ULS de Coimbra “é uma casa onde há espaço para ouvir, valorizar e implementar todas as boas ideias” resultantes do programa, que consiste numa bolsa.

“Teremos sempre toda a abertura para ouvir e procurar soluções, em conjunto, para os desafios que temos pela frente”, salientou.

“Como criar percursos integrados na ULS?” é o primeiro desafio lançado pela administração às equipas candidatas, que terão de ser constituídas por elementos hospitalares e de cuidados de saúde primários.

“O objetivo é reforçar, desde o início da ULS, uma cultura de colaboração entre os vários profissionais e serviços e estimular a construção de projetos de integração construídos pelos profissionais”, enfatizou a nova estrutura, que entrou em funcionamento no início de 2024.

As candidaturas abriram hoje e podem ser efetuadas por qualquer serviço até dia 09 de fevereiro. Após aquela data, as dez melhores propostas vão participar numa formação de um dia – “para diagnosticar a atual jornada do doente e identificar oportunidades de melhoria” – no fim da qual serão selecionados os dois melhores projetos.

Na segunda fase, os dois projetos vencedores terão acesso a um programa de apoio e consultoria com a “nobox” (ajuda especializada) para a implementação no terreno.

“Os profissionais de saúde convivem diariamente com as ineficiências e incapacidades do sistema e conseguem identificar inúmeras iniciativas e oportunidades para o melhorar”, explicou o cofundador da “nobox” e médico em saúde pública, Diogo Silva.

O especialista salientou que o Programa Integrar+ procura “criar uma estrutura para ajudar os profissionais na identificação e diagnóstico dos problemas e transformação das ideias em projetos e soluções que tenham impacto na vida dos doentes”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.